Postado Por : TramaFC 9.7.14

A culpa não é do estardalhaço que foi feito sobre a lesão que tirou o Neymar da partida contra a Alemanha. Muito menos do Zuñiga. A culpa não é do Thiago Silva, que foi juvenil demais ao chutar a bola no gol após o apito do juiz contra a Colômbia. A culpa não é da Dilma. Muito menos depois do "É Tóis". A culpa não é do Bernard. A culpa não é das estrelas também. Afinal, o que menos tinha nessa seleção contra a Alemanha era uma estrela.

No dia 30 de junho de 2002, o futebol brasileiro erguia seu último caneco após vencer a Alemanha por 2x0 na Copa da Coréia/Japão. Entretanto, essa data reserva dois acontecimentos distintos que infligiram diretamente na maior derrota da história do futebol brasileiro, no dia 8 de julho de 2014, doze anos após o pentacampeonato.

Mesmo antes de começar o campeonato mundial de seleções de 2002, os alemães já maturavam a ideia de revolucionar o futebol que estava sendo praticado por sua seleção. Cansados de depender da força física e da habilidade de um ou outro jogador, os responsáveis pelo futebol alemão sentenciaram que independente do resultado da Mannschaft no continente asiático haveria uma mudança de filosofia. O resultado adverso contra o Brasil na final foi aquele puxãozinho necessário para qualquer tipo de mudança. E ela veio.

Ainda sobre o dia 30 de junho de 2002, ressalta-se que o Brasil penou para classificar-se para o Mundial. O Brasil terminou em TERCEIRO lugar nas eliminatórias daquela Copa, atrás do EQUADOR e empatado com o PARAGUAI, quarto colocado. Vale lembrar que durante toda a "preparação", o Brasil teve Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão como treinadores (falharam copiosamente em tudo que tentaram fazer). Luís Felipe Scolari só foi tomar as rédeas faltando alguns jogos para o fim das eliminatórias e com o Brasil correndo risco de ficar de fora do Mundial. A única coisa que o treinador poderia fazer na ocasião era dar moral ao time (talvez sua única qualidade enquanto treinador de futebol), e foi o que ele fez. Esse sufoco seria o suficiente para colocar a mão na consciência e remodelar o futebol no Brasil, certo? Que nada, foi nas coxas mesmo. O Brasil não era favorito ao título, mas ao menos tinha Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho, Cafu e Roberto Carlos para segurar o rojão. Com várias ajudas da arbitragem e com uma moral que foi crescendo ao longo da Copa (normal quando se trata de uma seleção pesada quanto era a do Brasil) o título acabou ficando conosco.

O que era inimaginável acabou acontecendo no futebol brasileiro. Instaurou-se subitamente no imaginário do brasileiro que a raça e a superação eram essenciais e mais importantes que, vejam só, a TÉCNICA e a TÁTICA, artigos que ajudaram o Brasil a ser o que ele deixou de ser hoje. Esse pensamento foi envenenando o futebol brasileiro de tal forma que times que jogavam pra frente, com jogadores alegres, eram tachados de irresponsáveis e que seriam incapazes de ganhar algo.

O título de 2002 não ocasionou a derrocada do futebol brasileiro, a raça e a superação fazem parte do futebol, mas você não pode tratá-las como prioridade. A cartilha básica do futebol sempre mostrou que o time que joga bem, que entende o jogo e se adapta à ele, vence com frequência. O Brasil entendeu errado.

De 2002 pra cá, a Alemanha revitalizou seu futebol criando academias de futebol, incentivando o aprimoramento dos fundamentos básicos nas categorias de base para desenvolver jogadores habilidosos, insinuantes e técnicos. Todos os jogadores alemães que enfrentaram o Brasil sabiam exatamente o que fazer em campo, pois eles tem conhecimento técnico sobre o jogo.

A visão tática também mudou com os treinadores que deixaram de explorar exclusivamente a força física. O maior desejo do alemão era jogar bonito igual o Brasil e, espertamente, eles perceberam que isso é questão de treino e planejamento. O resultado disso tudo foi o massacre no Mineirão, no dia 8 de julho de 2014.

Enquanto o mundo inteiro evoluía no futebol, o Brasil, em sua arrogância, estagnou achando que a camisa seria a sua salvação, que a raça - que todos tanto adoram - seria capaz de salvar o parco futebol que já era jogado no Brasil há, mais ou menos, 15 anos. O futebol ultrapassado, insignificante e sórdido perpetuado por um treinador igualmente obsoleto, que ganhou uma Copa quando os favoritos ao título caíram precocemente contra seleções fortes.

A arrogância começou com Carlos Alberto Parreira e Felipão, que já davam como certo o título tupiniquim e que fora consumado com o slogan patético no ônibus da CBF que dizia "Preparem-se! O hexa está chegando". Enquanto isso, seleções superiores a seleção brasileira usavam slogans de verdade, de orgulho, como o da própria Alemanha (Um país, um time e um sonho), dos hermanos (Não somos um time, somos um país) e da Holanda (Homens de verdade vestem laranja) só para ficar entre as equipes que se classificaram para a semi-final.

O slogan fica irrisório quando se olha para a campanha verde-amarela, que dependeu exclusivamente do Neymar para se classificar na fase de grupos. Depois, nas oitavas e quartas-de-final, contra duas ótimas seleções dessa nova safra de um futebol taticamente moderno, o Brasil sofreu demais e passou graças ao respeito demasiado de ambas pela camisa pentacampeã do mundo. Contra a Alemanha, uma seleção igualmente pesada, a técnica e a tática superaram qualquer arrogância e devaneio brasileiro. E agora ficou escancarado que o futebol brasileiro necessita de uma mudança tão rápida quanto os 5 gols que a Alemanha ensacou nas redes de Julio César.

O povo brasileiro não merecia tal humilhação que sofrera contra a Alemanha, porém, ela possui uma parcela de culpa nesse cenário futebolístico brasileiro. A cultura do futebol em nosso país é tosca, bem infantil. É lógico que existem milhares de torcedores brasileiros apaixonados por futebol, que respiram e enxergam os meandros do jogo de forma diferente da maioria. No entanto, o brasileiro "comum" não gosta de torcer, ele gosta de vencer. O torcedor "comum" exige raça ao invés de técnica antes mesmo do jogo começar. O torcedor "comum" abandona o estádio quando o time está sendo goleado. O torcedor "comum" não gosta de cantar e apoiar seu time/seleção. Foi isso que fez o Brasil perder para a Alemanha? Não, mas também não ajudou a melhorar o emocional dos jogadores, os menos culpados pela derrota.

A catástrofe pode, e deve, aposentar uma geração de "Felipões" e sargentões que são taxados como grandes treinadores num país que era notabilizado pela alegria e despojamento na maneira como pratica o futebol. Táticas manjadas e antigas como chuveirinho constante e sistemas que dependem de um único jogador precisam ser banidas do futebol brasileiro. Seja o Bielsismo, Tiki-taka, futebol total e etc. Não importa o conceito, o que importa é que o Brasil precisa jogar bola, ao invés de esperar por um lampejo de talento ou por um momento de superação.

A CBF, maior vilã pelo escárnio que é o futebol brasileiro, precisa ser sitiada, demolida, reconstruída e curada desses sangue-sugas que tanto exploraram, de maneira negativa (chegaram ao ponto de barrar o Cafu no vestiário da seleção e liberaram o Luciano Huck num treinamento da mesma), o caquético futebol nacional. Uma liga forte, com incetivos aos jovens jogadores e TREINADORES, além da adoção de um fair play financeiro. Isso demora, mas é mais do que necessária para um cenário apocalíptico que estamos vivendo. A filosofia tem que mudar. Se nós copiamos tantas coisas ruins de outros países, porque não copiar uma coisa tão bem-feita quanto a dos alemães? Por que não admitir que está tudo errado? Por que não mudar? Se a Argentina mudou, por que não nós? Perder faz parte, mas perder jogando bola é muito melhor. Raça é legal, mas é muito melhor ganhar jogando bem.

Esse grande machucado na história do futebol brasileiro foi feito por uma seleção que teve que cicatrizar suas grandes feridas, que inclusive perdeu uma semi-final em casa, na Copa de 2006. Ela melhorou, aprimorou suas capacidades, tanto técnica quanto filosófica, e hoje é exemplo para um país destruído. Eles, inclusive, tiveram clemência por uma país que eles adoram (é só você acompanhar todo o noticiário que envolve os alemães), com pedidos sinceros de desculpas pelo estrago que fizeram na seleção e com um povo, que em grande escala, ama a melhor invenção do homem.


A maior derrota brasileira em Copas do Mundo.

Além da sapatada, o Brasil viu a Alemanha quebrar três recordes relacionados seus: Klose ultrapassou Ronaldo como o maior artilheiro em Copas do Mundo. A Alemanha ultrapassou o Brasil como melhor ataque em Copas. A Alemanha ultrapassou o Brasil em finais de Copas do Mundo.



{ 3 comentáriosComentário }

  1. Muito bom o texto, o futebol brasileiro anda muito medíocre, tô mais preferindo assistir premier league do que brasileirão que só tem perna de pau.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

About Me

- Copyright © Trama Futebol Clube -- Traduzido Por: Template Para Blogspot