Postado Por : TramaFC 3.1.13

Antes de começar a destrinchar sobre o título da postagem, acho prudente explicar o nome do blog (caso alguém não tenha lido e entendido a descrição abaixo do título) logo na postagem de estréia. Trama Futebol Clube trata-se de um conjunto de fatos e histórias sobre os dois tipos de "futebois" mais conhecidos no mundo: o futebol e o futebol (football) americano, meus dois esportes favoritos. Por que fazer um blog com esses dois temas, invés de um específico para cada? Simples, apesar de um ter a bola oval e o outro uma redonda, os dois "futebois" são muito parecidos e interligados. Além do mais, algumas agremiações do "futebol da bola redonda" possuem times de futebol americano, casos do Santos Tsunami, Corinthians Steamrollers e Palmeiras Locomotives, por exemplo. Como no Brasil, apesar da crescente difusão, o futebol americano ainda é visto com certo preconceito, achei interessante juntar os dois num só veículo de comunicação com o intuito de exterminar esse preconceito chato e latente.


Em 2012 muito se falou e pouco se concretizou quando o assunto era futebol. Uma estigma percorria principalmente os clubes de São Paulo, que começou com o futebol decadente e chocho do Santos, que após sonora saraivada do Barcelona no Mundial de Clubes, conquistou o tricampeonato paulista contra o fraco Guarani. Envolto em problemas administrativos da diretoria, que foi do céu ao inferno em 3 anos, o Peixe foi logo descartado das disputas mais acirradas do restante do calendário, com exceção da conquista da Recopa Sulamericana contra a Universidad de Chile.
A maior surpresa do ano, apesar de ter sido fruto de um trabalho duradouro e bem planejado, o Corinthians conquistou incontestavelmente a Libertadores e pôs fim as gozações dos rivais. A antítese do que foi o Santos, o Corinthians manteve a filosofia do Tite e orquestrou um time que ataca e defende da melhor maneira possível, tanto é que conquistou, também de forma merecida, o Mundial de Clubes contra um Chelsea anêmico.
Quem mais sofreu foram os palmeirenses, que foram iludidos com o título da Copa do Brasil e terminaram o ano com a chaga do segundo rebaixamento para a Série B em sua história. Não que o título não tenha sido legítimo, mas, involuntariamente, fez com que o torcedor palestrino supervalorizasse uma equipe fraca e sem muitos predicados, além da bola aérea instaurada e juramentada por Felipão. Se teve alguma coisa boa para o Palmeiras, essa "coisa" é Gilson Kleina.
Já o São Paulo teve um ano atípico, onde teve que esperar todos os outros três rivais paulistas conquistarem os seus títulos para enfim erguer a sua taça. Ganhou a Sulamericana, tão desdenhada pelos brasileiros, num jogo polêmico contra o Tigre-ARG. O entrevero dentro do vestiário do Tigre, misteriosamente, ainda não foi explicado.
Está quase claro que para 2013, dentre os paulistas, Santos e Palmeiras precisam urgentemente reformular os seus elencos mesmo com pouco dinheiro em caixa. O Santos gastou R$ 16 milhões por Montillo, ex-Cruzeiro. O preço é muito salgado, mas para quem urgia por um camisa 10, a diretoria se viu sem rumo senão pagar (com ajuda do Banco BMG) essa quantia à direção da Raposa.
Já o São Paulo e o Corinthians não tem muito com o que se preocupar nesse quesito, mas o Corinthians resolveu "pagar o Pato" e tirar R$ 40 milhões no jogador. Esse é aquele típico momento em que a ideia é tão louca que pode dar certo.
O Fluminense conquistou o Brasileirão sem fazer muito esforço. Mesmo sendo beneficiado com os problemas da arbitragem, o Flu conquistou o nacional com três rodadas de antecedência, mostrando o quanto era superior aos concorrentes diretos: Atlético-MG e Grêmio.
Já o Flamengo se preocupou mais com as confusões armadas pela presidenta Patrícia Amorim do que com o clube em si. O Botafogo ameaçou buscar algo a mais nessa edição do Brasileirão, mas acabou apenas com a medalha de honra ao mérito. O que mais preocupa é o Vasco, time que parecia ter se reestruturado após o descenso, e quase promulgado com a conquista da Copa do Brasil de 2011, porém, começou uma tragédia grega no final do ano de 2012 e que tem tudo para piorar em 2013 depois das saídas de Juninho Pernambucano e Fernando Prass, além do afastamento do Felipe.
Cruzeiro, assim como o Internacional, também foram bons figurantes no Brasileirão, algo que deve ter irado a torcida desses dois grandes clubes brasileiros.
O mercado de transferências vai tomar toda a atenção do clubes brasileiros até que comecem os estaduais. Muitos clubes brasileiros precisam (e muito) ficar atentos ao mercado inflacionado. Mesmo com multas contratuais pesadíssimas e gastos absurdos em jogadores que são rotulados como "apostas", o mercado brasileiro vai pegar fogo.
Como o calendário na Europa é "invernal", vou me ater ao que está acontecendo nesta temporada 2012/2013, onde o Messi bateu o recorde de gols (91 em 2012), onde o Chelsea e o Manchester City foram eliminados na fase de grupos da Champions League, onde o Manchester United nada de braçada na Premier League, na Juventus que lidera o Calccio e o crescimento da Bundesliga (Campeonato Alemão) que são destaques dignos de falar.
Já no futebol americano, onde a temporada é similar ao calendário do futebol europeu, o semestre começou pegando fogo. O atual campeão do Super Bowl, New York Giants, caiu fora antes dos playoffs. Os Giants foram mal no jogo terrestre, contaram com um Eli Manning pouco inspirado (fato que não aconteceu em 2011/2012) no jogo aéreo, contaram com a contusão do running back Ahmad Bradshaw, e a transferência do wide receiver Mario Manningham para o San Francisco 49rs.
Aliás, o time de San Francisco (11-4-1), apesar de claudicante, tem uma defesa quase intransponível e um ataque forte. Porém, há uma incerteza no ataque, e é justamente na posição de quarterback, atualmente ocupada pelo novato Colin Kaepernick. Aliás, a NFC (National Football Conference), notavelmente mais forte, está extremamente acirrada com o Niners e os Falcons em grande fase.
Já na AFC (American Football Conference), a disputa por um lugar no Super Bowl deve ser entre o Denver Broncos (13-3) da fênix Peyton Manning, e do New England Patriots (12-4), do antagônico Tom Brady. O Houston Texans, que começou em chamas, parece ter sentido um pouco a inexperiência da franquia em jogos decisivos apesar de contar com um time jovem, forte e agressivo. Os Texans (12-4) enfrenta os Bengals (10-6) no Wild Card (repescagem).
A surpresa da temporada, na ocasião, foi a classificação do Indianapolis Colts (11-5), do novato Andrew Luck, para o Wild Card contra o Baltimore Ravens (10-6). 
O Wild Card da NFC é composto pelo Minnesota Vikings (10-6), do surpreendente Chris Ponder e do candidato a MVP (Most Valuable Player), o running back Adrian Peterson - que se tornou o segundo maior running back com jardas corridas na temporada regular na história da NFL -, e Green Bay Packers (11-5), que começou bem, depois decaiu com as contusões, e que está dependendo muito da fase do quarterback Aaron Rodgers.
Na outra chave do Wild Card acontece o duelo entre o surpreendente Seattle Seahawks (11-5), e Washington Redskins (10-6), do quarterback novato Robert Griffin III (ou simplesmente RGIII).
A disputa do Wild Card começa nesse final de semana. No sábado, dia 5 de janeiro, o clássico entre Vikings e Packers, no Lambeau Field, em Green Bay. No mesmo dia, Bengals e Texans se enfrentam no Reliant Stadium, em Houston.
No domingo, Seahawks e Redskins se enfrentam no FedEx Field, em Landover, casa dos "Peles Vermelhas". No mesmo dia, Colts x Ravens, batalham no M&T Bank Stadium, em Baltimore.

Espero que após esse relatório flutuante que fiz seja digno de 2012, e que inspire todas essas agremiações dos "futebois" para protagonizarem espetáculos inesquecíveis em 2013.

PS: Só falarei sobre o maior time de todos, o Esporte Clube Taubaté, depois da Copa São Paulo de Juniores. Até lá, só times que você vê pelo sofá!

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

About Me

- Copyright © Trama Futebol Clube -- Traduzido Por: Template Para Blogspot