Postado Por : TramaFC 23.5.13

A Liga Sagres, nome dado ao campeonato nacional de Portugal, reservou aos torcedores da terrinha um certame muito interessante neste ano. O campeonato português quase nunca reserva uma surpresa com relação ao vencedor: ou é o Benfica, ou é o Porto. Porém, a edição deste ano chamou a atenção por alguns detalhes que devem ser observados com afinco.

O primeiro detalhe que chamou a atenção foi o desfecho do campeonato. A trama não fugiu do roteiro, e apenas o Benfica e o Porto disputaram o campeonato pra valer. O Porto liderou a competição, com o Benfica empatado em pontos, até a rodada 21. Depois disso, o Benfica arrancou fortemente ao título. As Águias chegaram a abrir quatro pontos de vantagem sobre o Porto. Porém, depois de liderar a campanha até a rodada 28, o Benfica perde o clássico para o Porto, no Estádio do Dragão, quando a diferença era apenas de dois pontos. Resultado: Porto voltou à liderança na rodada 29, e com um jogo restante para fechar o campeonato. Os Dragões venceram o seu compromisso contra o Paços de Ferreira e conquistaram o tricampeonato.

O Benfica pagou pela sua incongruência. O clube de Lisboa deixou escapar pelos dedos uma chance única, pois bastava o empate contra o Porto para deixar o título praticamente assegurado. O empate ia sair se não fosse por culpa do Kelvin. O jovem brasileiro, revelado pelo Paraná Clube, entrou nos minutos finais do clássico e acertou um petardo (porém defensável) no último minuto da partida. Uma amarelada incrível do Benfica, e uma recuperação magistral do Porto.

O segundo detalhe que chamou a atenção foi, o já citado, Paços de Ferreira. Fundado em 1950 como Vasco da Gama, o clube, de proporções bastante modestas, sempre frequentou as divisões inferiores de Portugal. Na década seguinte, a equipe mudou o seu nome de Vasco da Gama para Paços de Ferreira, nome da cidade. A cidade de Paços de Ferreira fica no estado do Porto, e tendo o FC Porto como maior clube, o Paços de Ferreira resolveu copiar o uniforme do gigante do estado nessa mesma década.

Com o tempo, o Paços de Ferreira foi adquirindo acessos. O clube conquistou por três vezes a segunda divisão de Portugal, que são os seus únicos troféus oficiais. Na década de 1990, o Paços deixou de copiar o Porto e resolveu mudar o seu uniforme. Usando as cores amarela e verde, o Paços de Ferreira foi se assentando no cenário luso.

No entanto, a maior conquista do clube aconteceu nessa temporada quando o Paços de Ferreira conquistou o terceiro lugar na tabela de classificação, e assegurou uma vaga nos playoffs para Champions League. Um clube sem dinheiro, sem grandes jogadores e com muita força de vontade conquistou o terceiro posto com duas rodadas de antecedência. Aliás, um fato curioso sobre o clube, é que o seu principal destaque é o treinador Paulo Fonseca, de apenas 40 anos, que já está sendo cortejado por grandes clubes europeus.

O Paços de Ferreira conta com dois brasileiros em seu elenco: Cássio, ex-goleiro do Vasco, e Luiz Carlos, ex-meia do Ipatinga. O segundo, aliás, foi o grande jogador da equipe ferreirense no campeonato. Além dos dois brasileiros, outro destaque da equipe é o atacante português Manuel José.

O terceiro e último detalhe desse campeonato português fica pela decepção de um grande clube. O Sporting, equipe muito tradicional, terminou o campeonato apenas na sétima posição. Envolto em disputas políticas, que resultou na renúncia do presidente, o clube da capital portuguesa desempenhou um papel pífio durante o certame.

O que mais se discutiu sobre o Sporting, além da posição na tabela, fora a qualidade do elenco em comparação as equipes que ficaram à frente dos Leões. Rui Patrício, Boulahrouz, Labyad, Jeffrén, Capel e Wolfswinkel são alguns bons jogadores do Sporting, que naufragaram juntos com a agremiação.

Detentor de 18 campeonatos nacionais, o Sporting vai ficar de fora até da Europa League para a temporada de 2013/2014 devido à má campanha. Com salários atrasados e pouco dinheiro em caixa, o clube de Lisboa deve cortar gastos e perder vários jogadores na janela de transferências que vai se abrir agora no verão europeu.

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

About Me

- Copyright © Trama Futebol Clube -- Traduzido Por: Template Para Blogspot